Conheça nossa história

Estimados Irmãos, 

Senhoras e Senhores.



Em 21 de agosto de 2012, o então Sereníssimo Grão Mestre dos Maçons, Irmão Etevaldo Barcelos Fonteneles, no seu horário de almoço precisamente às 12 horas e 21 minutos, chamou o irmão Ossyan Coelho da Cunha e o pediu que sentasse ao seu lado, pois, o mesmo, queria lhe fazer uma pergunta. E que a pergunta seria a seguinte?   



- Irmão Ossyan, topa em vestir a camisa de um projeto em fundar uma Loja Maçônica com uma denominação feminina, com o cunho de homenagear as Samaritanas da Grande Loja, bem como todas as mulheres do Brasil em especial a Barbara de Alencar, uma mulher guerreira, que lutou bravamente pela independência de nossa Pátria junto com sua família! Em resposta, o Irmão Ossyan sinalizou com um "SIM", aceito e visto essa camisa e essa missão.



Assim sendo, já autorizado pelo então Sereníssimo Grão Mestre e idealizador do projeto, o Irmão Ossyan Coelho iniciou a difícil missão, mas, sobretudo, prazeroso trabalho de formiga, visitando Lojas e disseminando a ideia, peregrinando a procura de Irmãos que somariam à essa luta, como Irmãos Irregulares, adormecidos e outros que assim quisessem fazer parte do projeto, assim fazendo valer de um perfil da Loja que iria nascer, bem como contribuir de um trabalho social que iríamos, mais tarde dispor, visto que as demais virtudes nasceriam em cada irmão no decorrer da missão. O Irmão Etevaldo Barcelos Fontenele indicou alguns irmãos dentre os quais, o atual Venerável Mestre, Irmão Mitterrand Conde, também fundador da Loja, e que estava afastado de sua Loja-Mãe em virtude dos estudos. O Irmão Mitterrand lembra que em determinado dia estava tomando café em uma padaria na Cidade dos Funcionários próximo de sua casa e da do Irmão Etevaldo quando este sentou com ele e noticiou tal projeto, além de informar que gostaria que essa Loja funcionasse aos sábados pela manhã, fato que não atrapalharia o Irmão em seus estudos. Após o "sim". O Irmão Etevaldo pediu que aguardasse que dentre em breve o incansável Irmão Ossyan faria contato e assim foi feito.  



Decorrido do tempo após o início da missão e ter conseguido adeptos para a nobre causa, no dia 01/10/2012, no Ttemplo da Verdade do Palácio Maçônico Professor Dias da Rocha, às 19:30h, com as presenças de aproximadamente 60 (sessenta) irmãos, incluindo autoridades do meio maçônico, nascia a ARLS BARBARA DE ALENCAR que recebrera a numeração 145. Que após as formalidades como de costume assinaram a ata de fundação.



Nossa primeira reunião ritualística, ocorrera dias após sua fundação, no Templo da Força, mais precisamente no dia 20/10/2012, e nossa eleição em meados de fevereiro de 2013. Tendo como a administração primeira os seguintes irmãos:



 



Venerável Mestre: Irmão Ossyan Coelho



1º Vig: Irmão Ponce de Leon



2º Vig: Irmão Willame Bandeira



Os demais cargos foram preenchidos posterior, ritualisticamente.



Passando a buscar o lema de fraternidade, beneficência, igualdade, criou-se logo de pronto um núcleo de Samaritanas com as cunhadas da oficina, sendo liderada pelas cunhadas Harlyta Coelho e Aila Bandeira (in memória). Naquela época eram reconhecidas como Heroínas da Fraternidade. Cunhanas que sempre foram engajdas em nosso seio social com efetiva participação logo que iniciamos os trabalhos com visitas ao Instituto do câncer -  ICC, CRIO, Casa do Menino Jesus dentre outras instituições, dando apoio no tocante a alimentação, roupas, materiais de higiene e etc. Tudo angariado com doações de Irmãos dessa Fraternidade, sempre respeitando a máxima de que não saiba a tua mão esquerda o que a direita faz.



Já se passara mais de um ano após o nascimento da Oficina de trabalho, dedicação, harmonia, alegria e fraternidade. Assim, era hora de dar continuidade aos trabalhos e a missão brilhantemente idealizada pelo o Irmão Etevaldo e conduzida pelo Irmão Ossyan Coelho da Cunha. Dessa forma, o malhete da administração é passado adiante. E o então Primeiro Vigilante, Irmão Augusto Cesar Ponce de Leon assume os trabalhos com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho antes iniciado pelo Irmão Ossyan. Ladeado com o Irmão Willame Bandeira na primeira vigilância e o Irmão Anastácio Parente como seu segundo vigilante.



As administrações seguintes foram presididas pelos Irmãos Wilame Bandeira e Márcio Silva, atual Venerável de Honra e que ocupou o Trono de Salomão por duas administrações seguida. Atualmente, como dito anteriormente, a Loja é presidida pelo Venerável Mestre, Mitterrand Conde.



Faz-se necessário pontuar que algumas datas são tidas como especiais para Loa e foram incluídas em seu calendário da oficina, a saber: Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Comemorações Natalinas, além do Aniversário da Loja. Tais datas foram criadas para homenagear pessoas marcantes que apoiam a nossa causa, sendo elas Maçons ou não e, nas referidas oportunidades, são concedidas comendas de reconhecimento, a exemplo, da Medalha Aíla Bandeira, comenda dada as mulheres em alusão ao Dia Internacional da mulher celebrado em 08 de março. A Medalha do Mérito Maçônico comenda mor da Oficina concedida no aniversário de fundação da Loja.



Ao longo desses anos essa Oficina que ainda anda em passos curtos mais seguros da missão que lhe foi confiada. Atingindo sua maior idade maçônica, fora reconhecida no âmbito da circunscrição pelo lado social que a mesma pratica, tendo sido homenageada pela comenda maior de Lojas Co-irmãs (Ex:.Viana de Carvalho e a NECTAR), pelos relevantes serviços prestados a sociedade. Honrarias estas que não nos envaidecem, mas sim no responsabiliza ainda mais a trilhar os caminhos da filosofia maçônica para o bem-estar da pátria e da humanidade, sendo certo que esses louros são extensivos a todos que fazem parte da família Barbara de Alencar 145, ou seja, cunhadas e sobrinhos que nos apoiam nessa missão.



A ARLS Barbara de Alencar n. 145, buscando sempre a fraternidade, estreitando os laços de amizade que nos unem como verdadeiros irmãos entre Lojas e a sociedade em geral, dispõe desse pequeno espaço para contar sua história e compartilhar de momentos ímpares da nossa missão.